Nem sei por onde começar…
Desta feita saí do estádio com a sensação de derrota (e perdemos mesmo!) e com a certeza de termos sido roubados.
Estranho? Claro que não! Afinal o árbitro foi o mesmo quem no ano passado não assinalou um penalty a favor do SC BRAGA contra o Shakhtar Donestk, após falta sofrida por Mossoró logo aos 8 minutos. Nesse jogo perdemos por 0-3 depois de termos sido “empurrados” para trás.
O mesmo holandês que nos “empurrou” ontem à tarde no jogo contra o Besiktas do bracarense Carlos Carvalhal e de mais dúzia de jogadores portugueses (ontem alinharam 3 de início e um entrou na 2.ª parte).
Entramos melhor no jogo, a dominar e perfeitamente instalados no meio-campo da equipa turca. Cedo percebi que iríamos ser condicionados pelo árbitro, logo que não mostrou um amarelo a um jogador do Besiktas no início do jogo.
Depois, a dualidade de critérios: Quaresma, simulou uma falta e o árbitro apenas o mandou levantar. Mais adiante, Hélder Barbosa, que já tinha visto um cartão amarelo, simula, no entender do árbitro, uma falta à entrada da área e, sem hesitação, o holandês mostrou-lhe o 2.º amarelo e consequente cartão vermelho. No estádio fiquei com a sensação de o camisa 10 foi rasteirado, mas nas repetições passadas na televisão, fiquei com dúvidas. Muitas dúvidas. Em causa não está ter sido (ou não falta!)… está a dualidade de critérios que o árbitro holandês utilizou e que nos penalizou como fez no ano passada na nossa campanha na Liga dos Campeões. Fomos eliminados com 9 pontos… coisa rara naquela competição e com dedo deste imbecil.
Logo a seguir, um golo para os visitantes que deixou em euforia as várias centenas de adeptos turcos, sempre efusivos e até fanáticos no acompanhamento à equipa.
O capitão do Besiktas deveria ter sido expulso quando, já com cartão amarelo, rematou para longe depois do jogo parado. Depois, por mais duas vezes foi poupado pelo árbitro que não hesitou em expulsar Barbosa, mas que poupou o turco umas três vezes.
Quaresma passou duas vezes por Douglão (na zona de Leandro Salino) como se fosse faca quente em manteiga… O gigante negro não tem rins, assumidamente. É um facto! Mas podia ser Ewerton a fazer as dobras. À terceira o génio ciganito não passou por Douglão, simplesmente porque se esbarrou contra ele… Fiquei com a sensação de que é uma estratégia para gamar carteiras! Esbarra, subtrai, cai e ainda recebe um pedido de desculpas. Aprendeu no Porto e refinou em Istambul :)
Uma palavra para os jornalistas (da tv e da escrita): então dizem que é o Simão que marca o 2.º golo e estraga a festa em Braga?!? Foi autogolo de Leandro Salino!!! Não têm olhos na cara? Ao menos para verem as repetições! Não dizem que fomos “esmagados” por um árbitro que já nos havia prejudicado no passado? Não comentam as opções do Leonardo Jardim, treinador previsível e incapaz de agir por antecipação – não age; reage! E quando o faz, mete Paulo César em campo, autêntica nódoa (negra), que disse que queria sair do Braga (mas ninguém o quis!) e ainda é convocado?!? Já nem quero falar do Hélder Barbosa, porque esse tira-me do sério. Jogador fraco; marcou alguns golos importantes, mas não deixa de ser fraco, brinca na areia, fiteiro! Deve ter brincado com Jardim na areia para ter lugar cativo! Está provado que Nuno Gomes contribui claramente para a melhoria da equipa (abre espaços, faz assistências e ainda marca), mas Jardim insiste em não o lançar em campo. Vergonha! E, decerto, acha-se o melhor treinador do mundo depois dos elogios de Pinto da Costa e de um contrato de 3 anos assinado com o SC BRAGA proposto por António Salvador.
Pior que lamentar perdermos por sermos roubados, foi perceber que o treinador pouco fez para inverter o cenário ainda com 0-1. Senão o fez com 0-1 por medo, com 0-2 pior ainda: lançou um gajo que saiu castigado do benfica (apesar de ter renovado!) e veio para Braga, assinando um comunicado onde deseja que os benfas conquistem os títulos que se encontram a disputar (dois deles contra o próprio clube que o acolhe – SC BRAGA).
Singrar na Liga Europa dependerá agora da nossa capacidade de jogar o futebol que os nossos jogadores são capazes de apresentar… é preciso que os deixem. Começará melhor por não jogar Barbosa em Istambul. Espero que Alan esteja bem melhor do que ontem e que Nuno André Coelho entre para o lugar de Douglão… mesmo sem ritmo, NAC é melhor que o brasileiro!
Força Braga! Acredito que podemos repetir Sevilha, mas desta feita em Istambul, na Turquia!
Czar Priamoi
2 comentários:
Fomos roubados e temos um treinador fraco e medroso!
o próprio quaresma é citado por um jornal dizendo que "o árbitro esteve mal na expulsão de hélder barbosa".
roubalheira!
Enviar um comentário