«No dia seguinte, para não dizer nada de que me viesse a arrepender:
Ponto nº 1 – Acabem com a conversa do 3º grande, um dos grandes, 4 grandes… sempre achei isso uma grande treta. Esse tipo de catálogo só serve para vender jornais, a grandeza do Braga não se vê nem no seu historial nem na capacidade das últimas épocas, o Braga é muito mais que isso. O Braga não precisa de gastar milhões, que não tem, nem ter o destaque e reconhecimento da comunicação social para estar no topo da tabela, ir à liga dos campeões, ter sete(!) jogadores na selecção nacional, honrar o país pela Europa fora, trazer pontos para o ranking nacional, jogar olhos nos olhos com qualquer adversário e em qualquer estádio e é isso que o torna especial, mágico, enorme … é a alma que faz o clube e isso não se pode contabilizar em nenhum índice ou ranking. Por esses motivos o Braga merece muito mais respeito que o que tem recebido no futebol nacional.
Ponto nº 2 – O Salvador, a quem o clube deve muito, devia ter mais cuidado com as suas declarações e pensar um bocado mais antes de falar. Esta semana falou mais do que devia, em forças desportivas/grandes/historial devia simplesmente abster-se de comentar esse tipo de questões que em nada beneficia o Braga, inclusive por vezes motiva o adversário, como foi o caso e evitava tristes episódios como no que se viu envolvido no museu do Sporting.
Ponto nº 3 – Em relação ao jogo – péssima primeira parte, Sporting com uma motivação especial (talvez se tenha sentido ameaçado), falta de sorte na segunda (pareceu-me ver defesas do Patrício com a cabeça) e um Proença, que mesmo já sendo habitual e de esperar consegue sempre inovar, foram na minha opinião os motivos para a derrota.
Ponto nº 4 – Há que pensar numa expedição como deve de ser à comissão de arbitragem. também queremos e temos direito como os outros!
Ponto nº 6 – Peseiro. De evitar aquele tipo de declarações numa altura em que é funcionário, e bem pago, do S.C. de Braga. De evitar também voltar a pôr o Elderson a jogar quando tem o Ismaily no banco. Gostei, ao menos, do discurso sobre a arbitragem, foi coerente e desafiou aqueles que passam a vida a queixarem-se de arbitragem a admitir que foram beneficiados, se bem que pode esperar sentado.
Ponto nº 7 – Djamal e Elderson. Na minha opinião não têm qualidade para fazer parte do plantel. Sempre os defendi, pelo menos como boas segundas escolhas mas creio que neste momento nem isso conseguem ser. Questão a rever em Janeiro( Antunes e Ruben Ferreira seriam boas apostas para a esquerda, para trinco nem faço ideia).
Ponto nº 8 – Reacções como a do Viana, que lhe valeu o amarelo e a do Micael no final do jogo, ambos repetentes são de evitar também, há que ter mais cabeça, mesmo que às vezes seja difícil.
Ponto nº 9 - 7 jogadores na selecção nacional é obra e motivo de grande orgulho… se fosse um Sporting/Porto/Benfica nem quero imaginar quantas primeiras páginas fariam. Parabéns a eles e a quem os conseguiu pôr no Braga.
Ponto nº 10 – Há que acelerar as renovações antes que apareçam as propostas dos abutres a desestabilizar a equipa. Salino e Viana prioritários, H. Barbosa seria de valor renovar e tentar conseguir uma boa venda encaixe pois apesar de não ser mau jogador , é um jogador que não me parece capaz de evoluir muito mais nem acrescentar especial valor ao Braga.
Ponto nº 11 – O meu orgulho neste clube é enorme, inabalável e inexplicável. Quem não sente não entende. E não há qualquer derrota, época ou década que possa vir a pôr isso em causa.
Nada está perdido e acidentes de percurso todos têm, ou irão ter.»
Sem comentários:
Enviar um comentário